Informativos

Documentação para o Registro de Marca no Inpi – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

 

Quais os documentos necessários para o registro de marca?

Quais os documentos necessários para comprovação de atividade compatível com aquela identificada pela marca?

Se a marca for depositada em nome da pessoa física: documentos pessoais (identidade e CPF) e procuração para o Representante junto ao INPI.

Se for depositada em nome da pessoa jurídica: contrato social (ou ata, em caso de associações, sociedades anônimas) e procuração para o Representante junto ao INPI. Em ambos os casos, se a marca for mista (desenho + nome): acrescentar aos documentos um exemplar da logo colorida (formato: jpg, tamanho mínimo: 8cm x 8cm (945 x 945 pixels), resolução: 300 dpis, tamanho máximo do arquivo: 2 Mb, padrão de cores: RGB.

O meio de prova do exercício de atividade compatível com a especificação do pedido é o objeto social para a pessoa jurídica e habilitação profissional, associação classista da pessoa física (sendo ainda aceitos, neste caso, contratos, material de divulgação).

Em nome da pessoa física, esta prova de compatibilidade entre a habilitação (profissão) e a especificação do pedido, vem sendo flexibilizada pelo INPI. Isto porque o formulário do pedido de registro permite que o Depositante declare exercer atividade compatível com a especificação do pedido, por si ou por terceiros, marcando uma quadrícula no ato do depósito.

Para a pessoa jurídica, o INPI é mais exigente, mesmo com a opção de atividade por terceiro assinalada, pois o Examinador costuma comparar o objeto social descrito no contrato com a especificação da marca (o produto ou serviço que se pretende assinalar). Não havendo relação entre eles, o pedido é posto em exigência.

Restando dúvidas envie um e-mail para inpi@avilanascimento.adv.br, ou entre em contato pelo telefone (21) 3208-3838 ou pelo WhatsApp (21) 97272-8787.

Referências:

1. INPI. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Atos Normativos. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/marcas/legislacao. Acesso em 2024.

2. BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 maio 1996.

advogado de marcas na barra, advogado especialista em marcas na barra da tijuca, advogado de marcas no península, advogado especialista em marcas no península, advogado de marcas e patente, advogado na barra da tijuca, advogado de inpi, advogado de direito autoral, advogado de direito digital, advogado especialista em inpi, registro de marca, registro de patente, registro de desenho industrial, registro de programa de computador, registro de software, registro no inpi,

Veja também

Rolar para cima